sexta-feira, 14 de maio de 2010

14/05/2010
HSBC quer ampliar participação de mercado no Brasil


A expectativa do HSBC é elevar sua participação de mercado no Brasil entre 1,5 e 2,0 pontos percentuais no próximos três anos, o que significa um aumento de 1,2 milhão de pessoas na sua base de clientes. Atualmente, o market share do banco está entre 5% e 6% no país. O presidente do banco no Brasil, Conrado Engel, afirmou em palestra na Câmara Britânica, no Rio de Janeiro, que o objetivo é ter crescimento orgânico.
"Aquisições avulsas estão descartadas, pois já houve grande concentração no mercado bancário brasileiro." A expectativa é que o volume de ativos da carteira de crédito do banco cresça 20% em 2010, com foco no varejo "premium" (clientes de alta renda) e empresas de perfil exportador e importador, aproveitando a estrutura internacionalizada do banco. A carteira de crédito do HSBC fechou 2009 em R$ 41,5 bilhões. O crescimento verificado nos últimos anos foi de 15% a 20%, mas em 2009 ficou em apenas em 10% devido à crise financeira internacional. Uma das principais apostas de Engel é o mercado imobiliário, cujo crescimento deverá ficar em torno de 40% este ano, de acordo com o que já foi verificado no primeiro trimestre pelo HSBC. O presidente da instituição considera a penetração do crédito imobiliário muito pequena entre as pessoas físicas no Brasil, ficando em torno de 2% do PIB, enquanto em países como o Chile chega a 15%. A estratégia de atuação internacional do HSBC é focar em países emergentes, inclusive fora dos BRICs. "Precisamos observar países cujo mercado interno de consumo é elevado, como a Indonésia, que tem mais de 200 milhões de habitantes e estabilidade política, ou a Colômbia e o Vietnã, por exemplo", disse Engel. Fonte: Valor


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