quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

28/01/2010
IGP-M, que reajusta aluguel, reverte queda e fecha janeiro com alta de 0,63%
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado para reajustar contratos de aluguel, voltou ao terreno positivo em janeiro ao marcar inflação de 0,63%. Um mês antes, o indicador tinha caído 0,26%. Essa inversão de rumo reflete o comportamento dos preços no atacado, que subiram agora. Os dados fazem parte de pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgada nesta manhã.
Além do avanço no Índice de Preços por Atacado (IPA), de 0,51% em janeiro, seguindo queda de 0,50% no mês anterior, os demais componentes do IGP-M também tiveram incremento nesta apuração. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) saiu de uma alta de 0,20% para 1% em janeiro e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) marcou 0,52% neste levantamento, depois de verificar ampliação de 0,20%. Dentro do IPA, os produtos agropecuários caíram 0,11%, recuo esse menos expressivo do que o de dezembro do ano passado (-1,47%). Os produtos industriais saíram de uma baixa de 0,19% para um acréscimo de 0,71% entre o mês final de 2009 e janeiro deste ano. A FGV constatou que a aceleração no IPC refletiu um aumento na taxa de variação de seis das sete classes de despesa que formam o indicador. Os destaques ficaram com o grupo Alimentação (0,05% para 1,42%), influenciado pelo encarecimento de hortaliças e legumes, e com o ramo Transportes (0,22% para 2,29%), que subiu mais por causa do reajuste na tarifa de ônibus urbano. O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. Em 12 meses, o indicador acumula baixa de 0,67%. Os três componentes do IGP-M - o IPA, o IPC e o INCC - respondem, respectivamente, por 60%, 30% e 10% do índice. Fonte: Valor


Adote essa Idéia

Adote essa Idéia
Clique e saiba como ajudar o planeta

Clik e Preserve a Natureza


Prepare-se para descobrir o brasil

Prepare-se para descobrir o brasil
Clique e escolha um restaurante




Aos Parceiros e Futuros Clientes

Esse blog é destinado, à todos que apreciam a informação, como fonte de cultura e entretenimento.
Desde os primordios das mais primitivas civilizações, o homen sempre se organizou em grupos. Considerou indispensável e necessário os avanços da urbanização, para facilitar e organizar o convivio dessa sociedade em crescente evolução ,bastando lembrar que o bem imovel é o combustivel indispensável e essencial a preservação e desenvolvimento da vida.